terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rocambole light/diet

Pra matar a vontade de comer doce... E resolveu!

Ingredientes:

  • 6 claras
  • 6 gemas
  • 6 colheres de adoçante para forno e fogão (usei o tal e qual)
  • 6 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 4 gotas de essência de baunilha (eu não coloquei porque não gosto, coloquei uma pitada de noz moscada)
  • Geléia ou doce diet para rechear ( usei uma geléia que é sem adoçante, só suco e pedaço de fruta)



Modo de fazer


  • Bater as claras na batedeira até ficarem em ponto de neve.
  • Colocar as gemas, uma a uma, e bater até ficar amarelo claro. (acrescentar nesse ponto a baunilha ou, no meu caso, a noz moscada)
  • Fora da batedeira, acrescentar o adoçante, a farinha e o fermento e misturar a mão até homogeneizar.
  • Colocar em tabuleiro com papel manteiga, e assar em forno pré-aquecido.
  • Retirar do forno e desenformar, ainda quente, sobre um pano de prato limpo e úmido.
  • Com a ajuda do pano de prato, enrolar o bolo, sem o recheio, para amolecer a massa.
  • Reabrir o bolo, espalhar a geléia por toda a superfície e enrolar.
  • Se quiser, salpicar açúcar por cima (eu não salpiquei.)




Bon Apetit!


Obs:


  • O meu ficou muito amarelo porque usei ovo caipira.
  • Também por causa do tipo de ovo, que tem mais gema do que clara, ele ficou mais duro e  trincou na hora de enrolar.
  • Ele não doura no forno, só fica firme. No meu ficou 15 minutos à 200° , mas varia de forno pra forno.












Nenhum comentário:

Postar um comentário